Workshop Caligrafia & Lettering

De 2012 a 2013 foi realizado em algumas cidades como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o workshop “Custom Types”, que tinha como objetivo ensinar técnicas e ferramentas fundamentais para a criação de lettering (desenho de letras personalizadas). Foram 10 oficinas realizadas com duração de 8 horas cada e mais de 140 alunos. Com todo feedback positivo que foi recebido foi decidido fazer um upgrade na oficina, que foi dividida em dois módulos de 8 horas cada: O “Flat pen Letters” (módulo 1, indicado às pessoas com pouco ou nenhum contato com a caligrafia) e o “Brush pen Letters” (módulo 2, indicado às pessoas que já fizeram o módulo 1 ou que já tenham algum contato com a caligrafia)
Brush pen Letters – Módulo 2
Assim como o “Flat pen Letters”, o “Brush pen letters” é uma oficina de lettering a partir de técnicas de caligrafia, mas neste módulo é abordado somente a escrita/desenho de letras com a brush pen (caneta com ponta de pincel), estudando o desenho de um alfabeto completo. Pela maior dificuldade em dominar essa ferramenta, este workshop ficou como módulo 2 e é indicado somente às pessoas que fizeram o módulo 1 ou já tem contato com caligrafia. Tem duração de 8 horas, dividida em 5 horas para técnicas de caligrafia e ilustração em papel e 3 horas para técnicas de vetorização no computador com o uso do software Adobe Illustrator.
Workshop criado por Jackson Alves
Letrista, calígrafo e professor residente na cidade de Curitiba, Jackson Alves é um dos artistas de lettering mais conhecidos do Brasil. Formado em design gráfico possui mais de 15 anos de experiência na área de artes visuais, e há 3 anos trabalha exclusivamente com tipografia.
Programa de ensino
– Técnicas fundamentais de caligrafia com uso da brush pen. Desenho de um alfabeto modelo.
– Técnicas de composição de lettering a partir da caligrafia e ilustração.
– Evolução e harmonia das formas em papel manteiga e vegetal.
– Ferramentas e passos para digitalização profissional no software Adobe Illustrator com uso de HVBH.
Público alvo
Designers, diretores de arte, arquitetos e demais interessados em artes visuais.
Requisitos
Para os interessados em aprender o processo de vetorização/finalização digital é necessário conhecimento básico de Adobe Illustrator e levar um laptop com o software instalado. O aluno também pode optar por ficar exercitando somente no papel a parte de caligrafia e composição. 
Materiais
Incluso: Apostila, Brush pen, papel A3 para rascunho
Não incluso: lápis e borracha.
Data e Hora
O workshop é intensivo e acontece dia 15 de novembro, domingo, em Porto Alegre.
Horário das 10h às 19h (com pausa para almoço)
Investimento
R$ 350 à vista* até 11 de outubro de 2015
R$ 375 à vista* a partir de 12 de outubro de 2015
10% de desconto para quem optar em fazer os dois módulos, Flat Pen + Brush Pen, no mesmo final de semana. 
* IMPORTANTE: Os pagamentos parcelados terão acréscimo de taxas do PagSeguro.
Quer participar do workshop?
São apenas 20 vagas, iremos respeitar a ordem de chegada das inscrições.
Aonde?
Av. Coronel Lucas de Oliveira, 894
Bairro Petrópolis, Porto Alegre
Regras Gerais
O cancelamento da inscrição poderá ser feito até 48 horas antes do início conforme regras abaixo:
– Cancelamento até 10 dias antes do início do curso | Devolução de 100% do valor pago até a data de cancelamento.
– Cancelamento entre 9 dias e 72 horas antes do início do curso | Devolução de 50% do valor pago até a data de cancelamento.
– Cancelamento entre 72 horas e 48 horas antes do início do curso | Devolução de 30% do valor pago até a data de cancelamento

Caso não seja atingido o mínimo necessário de inscrições para a realização do curso, o Sauê Ferlauto Estúdio tem o direito de cancelar a realização do mesmo. No caso de cancelamento do curso, o aluno poderá optar pela devolução integral do valor pago (através da mesma forma de pagamento escolhida no ato da inscrição) ou então utilizar esse crédito para a realização do curso em uma nova data ou em outra atividade com vagas disponíveis.

*O não comparecimento do aluno às aulas não o exime do pagamento.
 
O aluno, no ato da inscrição, autoriza expressamente a utilização de sua imagem para divulgação, em todo território nacional e/ou internacional, em toda e qualquer mídia digital, impressa, eletrônica, telão ou qualquer outro meio aqui não citado, para uso interno e externo, por tempo indeterminado e em caráter gratuito, não tendo nada a reclamar em tempo algum.

Ao realizar a inscrição através deste site e realizar o pagamento pelo Pagseguro, o aluno, ou o responsável legal deste, atesta estar ciente de todos os termos listados acima. 
Caso tenha mais alguma dúvida é só entrar em contato.
Como foram os primeiros: