Workshop de introdução ao Type Design
21 e 22 de Março em Porto Alegre
Dar o primeiro passo na criação de fontes tipográficas pode ser um desafio que intimida mesmo designers gráficos experientes. O objetivo desse workshop é proporcionar esse primeiro mergulho criativo na tipografia, além de criar condições e estímulo para que o aluno ganhe independência e continue seu aprendizado sozinho.
Quer participar do workshop?
São apenas 15 vagas, iremos respeitar a ordem de chegada das inscrições.
Proposta
Durante o workshop vamos iniciar o desenvolvimento de uma fonte tipográfica usando como base um grid geométrico. Essa técnica facilita o processo e torna o desenho de letras mais acessível para principiantes, além de proporcionar resultados muito interessantes.
 
Os participantes criarão sua própria fonte e aprenderão conceitos fundamentais do ofício tipográfico:
 
- Geometria x Tipografia
- Efeitos óticos
- Parâmetros tipográficos
- Interpolação
- Digitalização de letras
- Cases/exemplos históricos
 
A turma é super reduzida, são apenas 15 vagas para que os alunos recebam acompanhamento e suporte do professor no desenvolvimento dos seus projetos.
 
Público Alvo
Profissionais e estudantes das áreas de design, comunicação, artes visuais e gráficas além de amantes e curiosos por Tipografia. 
 
Pré-requisitos
Apenas conhecimentos básicos de desenho vetorial, não é necessária nenhuma experiência anterior em Tipografia, basta ter vontade de aprender. O aluno deverá utilizar laptop próprio, com Adobe Illustrator instalado, durante as aulas.
 
Data e Hora
O workshop é intensivo e acontece em um fim de semana, nos dias 21 e 22 de Março em POA.
Sábado e Domingo das 10h às 18h (com pausa para almoço)
 
Investimento
R$ 490 até 14 de Fevereiro de 2015
R$ 560 de 15 de fevereiro até 20 de Março de 2015
 
Aonde?
Rua Professor Duplan 146
Bairro Rio Branco, Porto Alegre.
Caso tenha mais alguma dúvida é só entrar em contato.
Workshop criado por Daniel Sabino
Daniel Sabino (São Paulo, 1981) é designer de tipos em tempo integral e desenvolve projetos de sua própria fundição tipográfica, Blackletra. Já publicou os tipos Karol, Karol Sans, Haltrix e Gandur. Mestre em tipografia pela EINA/UAB (Barcelona), já teve seu trabalho reconhecido pelo Type Directors Club (NY), Laus (Espanha), pela Bienal Tipos Latinos entre outros.
Como foram os primeiros:
Depoimentos de ex-alunos
"Conto aos amigos que esse workshop foi uma experiência libertadora. Tipografia é algo presente na minha rotina, porém foi a primeira vez que tive um contato tão intenso com o assunto. O Daniel tem uma didática clara, muito segura, e a paixão dele pelo ofício é algo cativante, inspirador mesmo. Embarquei nessa jornada sem saber ao certo onde queria chegar. Confesso que ainda não sei, mas graças ao Daniel, descobri que é um caminho sem volta." 
— Bernardo Salmon (Rio de Janeiro)

"Em dois dias de convivência coletiva, encontrei um espaço para a livre troca de conhecimento e experiência, um ambiente que se mostrou propício ao desenvolvimento de idéias e principalmente, da confiança e paciência – tão necessários ao ofício do desenho de letras. O workshop é recomendado para aqueles que desejam um primeiro contato com este universo, mas também para aqueles que buscam compartilhar vivências, anseios e inquietações como forma de aprimorar a prática tipográfica coletiva e individual."
— Werllen Castro (Rio de Janeiro)

“A idéia de “dar o primeiro passo na criação de fontes tipográficas” foi o que me atraiu para o Workshop Tipogrids em São Paulo… ledo engano. Foi um encontro de mundos. Em apenas um sábado e um domingo tipicamente paulistanos com garoa e friozinho a tipografia foi apresentada com fundamentos, consistência e criatividade! Parabéns Daniel pelo trabalho!”
— Luciana Varanda (São Paulo)

“O workshop Tipogrids por meio de exemplos e práticas, permite que você percorra os caminhos do desenho de tipos por atalhos e com dicas fundamentais guiados por Daniel. O workshop é uma introdução, mas nem por isso deixa de ser motivador e recompensador. É um ponto de partida para o estudo, desenho e aplicação de tipos em diversos projetos e plataformas.”
— Leonardo Megna (São Paulo)